Menu Principal

BLOG

VIII Encontro Nacional da Rede Salesiana de Ação Social (ENRESAS 2014)

Sob o tema “A identidade e significatividade da RESAS: nacional, inspetorial, local”, representantes de mais de 50 obras sociais salesianas de todo o Brasil reúnem-se em Brasília, nos dias 25, 26 e 27 de julho, para o VIII Encontro Nacional da Rede Salesiana de Ação Social (ENRESAS 2014). O encontro terá cerca de 110 participantes, entre gestores das obras sociais mantidas pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB), coordenadores inspetoriais da RESAS e convidados.

Um destaque importante desta edição do ENRESAS 2014 é a participação das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Estarão representadas no encontro todas as seis inspetorias SDB e nove inspetorias FMA. Outro ponto a ser ressaltado é a participação dos leigos, cada vez mais atuantes nas obras sociais salesianas, que também se reflete no ENRESAS 2014: 59% dos delegados do encontro são leigos, e 41% são religiosos e religiosas. No total, estão representados no encontro 55 municípios, de 18 estados da Federação.

Objetivos

A Rede Salesiana de Ação Social (RESAS) realiza encontros nacionais anualmente, sempre com a proposta de que os participantes troquem experiências e aprofundem a reflexão conjunta a respeito da ação social salesiana no país. Desta forma, podem continuar promovendo, nas obras sociais, a formação integral dos jovens, em uma perspectiva que reforça o desenvolvimento humano, ético e espiritual de todos os envolvidos no processo educativo.

No ENRESAS 2014, o tema “A identidade e significatividade da RESAS: nacional, inspetorial, local” será desdobrado em quatro objetivos específicos: consolidar a Rede Salesiana de Ação Social, fortalecendo a identidade organizacional e carismática salesiana; aprofundar as referências que podem favorecer a integração e a articulação da RESAS no país; criar sinergia entre os coordenadores locais em torno das referências que devem fortalecer a identidade da RESAS; construir caminhos para a consolidação da Pastoral Salesiana na RESAS.

Para isso, o encontro promoverá palestras seguidas de debates em grupos, nos quais os participantes poderão aprofundar os temas e apontar ações a serem desenvolvidas a partir de agosto de 2014.

Veja abaixo a programação completa do evento:
 VIII Encontro Nacional da Rede Salesiana de Ação Social

(ENRESAS 2014)

25 a 27 de julho de 2014

Tema: “A identidade e significatividade da RESAS: nacional, inspetorial, local”

 

25 de Julho – sexta-feira

14h – Abertura Oficial

Seminário 1: “Identidade organizacional da RESAS: um novo olhar sobre o que deve nos constituir como Rede: identificação e identidade carismática salesiana”.

Grupos de trabalho (Etapa 1): estudo em grupos sobre a identificação e a identidade carismática.

Plenária 1: partilha das conclusões dos grupos de trabalho.
26 de Julho – sábado

8h – Celebração eucarística

Mesa redonda: quadro referencial da Pastoral Juvenil e da RESAS.

Seminário 2: “Identidade organizacional da RESAS: um novo olhar sobre o que deve nos constituir como Rede: compromissos fundamentais da RESAS (bandeiras)” .

Grupos de trabalho (Fase 2): estudo em grupos sobre os compromissos fundamentais da RESAS.

Plenária 2: partilha das conclusões dos grupos de trabalho.
Atividade cultural – 27 de Julho – domingo

8h – Celebração eucarística.

Reuniões das delegações inspetoriais da RESAS.

Plenária 3: síntese do evento e encaminhamentos da agenda nacional da RESAS.

12h – Encerramento.

FONTE: RSE

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.