Menu Principal

BLOG

Seminário “Crescer em Rede” traz a reflexão sobre o uso de tecnologias no contexto escolar

O Polo São Paulo da Rede Salesiana de Escolas realizou, no dia 8 de novembro próximo passado, o Seminário “Crescer em Rede” com o objetivo de consolidar a implementação do Programa nas Escolas do Polo e valorizar as iniciativas realizadas pelos seus educadores. O evento, sediado no Colégio de Santa Inês (São Paulo/SP), contou, ao longo do dia, com palestras e oficinas voltadas ao assunto.

O pronunciamento inicial do evento foi feito pela Diretora do Colégio anfitrião, Liamar Nunes, que agradeceu a presença e a participação de todos. A seguir, os alunos da Pastoral do Colégio de Santa Inês, por meio da apresentação de uma edição especial da Rádio Recreio, projeto realizado semanalmente pelo grupo, acolheram todos os participantes.  A oração “sejamos luz”, concluiu o momento inicial dos trabalhos do dia.

Em seguida, a Gestora do Polo São Paulo, Meily Cassemiro, apresentou a primeira palestrante do dia, a Profª. Drª. Ir. Adair Sbrega, Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil – Escolas. Junto à Gestora do Polo São Paulo, Ir. Teresa Cristina Domiciano e o Pe. Douglas Verdi, animadores do Polo São Paulo, estiveram presentes ao Seminário.

Com o tema “Modelos Pedagógicos e Seus Pressupostos Epistemológicos”, Ir. Adair apresentou a evolução dos modelos, refletindo sobre que tipo de aluno e cidadão queremos formar para o futuro. Na palestra, ressaltou a importância do desenvolvimento da autonomia e protagonismo do aluno, por meio de dinâmicas interativas e encenações. Ir. Adair, ressaltou a importância do ensino pastoral -pedagógico para a construção de um mundo melhor e, com a frase “De mãos dadas, continuemos esta construção”, encerrou sua apresentação.

Em continuidade aos trabalhos, foram realizadas 8 oficinas, orientadas por educadores das Escolas do Polo São Paulo. Com o tema central, voltado para tecnologias inovadoras, as oficinas abordaram Boas Práticas que foram selecionadas para o Guia IV Crescer em Rede.

Na segunda palestra “Indicadores para Avaliação das Práticas Educacionais Inovadoras”, apresentada pela Profª. Drª Luciana Allan, Diretora Técnica do Instituto Crescer, ressaltou a necessidade do acompanhamento da evolução da nossa realidade e da preparação do aluno para as mudanças, e apontou a importância da inovação e disrupção na educação, afirmando que devemos olhar o que fazemos de uma forma que nunca foi pensada. Profa. Luciana presentou, também, o Programa Apei50, que avalia o uso de tecnologias digitais para promover práticas educacionais inovadoras no ambiente escolar.

Ao final da exposição, a Gestora do Polo, Meily Cassemiro, agradeceu a todos os palestrantes, oficineiros, participantes do evento e à Ir. Adair que, afirmando que “juntos somos mais fortes” lembrou a importância da pertença à Rede Salesiana do Brasil.

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.