23 fev, 2018

Reunião Pré-sinodal dos Jovens.


Reunião Pré-sinodal dos Jovens

Reunião Pré-sinodal dos Jovens

Roma (Itália). Realizou-se no dia 16 de fevereiro de 2018 a Conferência de Imprensa, na Sala de Imprensa da Santa Sé, sobre a Reunião Pré-sinodal que acontecerá em Roma, de 19 a 24 de março de 2018.

A Reunião Pré-sinodal quer oferecer aos jovens a possibilidade de apresentar aos Padres Sinodais, que se reunirão em Assembleia em outubro de 2018, sobre o tema “Jovens, fé e discernimento vocacional”, um documento no qual expressem o próprio ponto de vista sobre a realidade, as proprias ideias, sentimentos e propostas. Participarão 315 jovens do mundo todo, juntamente com alguns pais, educadores, sacerdotes, agentes pastorais e especialistas do mundo juvenil.

Para o evento há o desejo de envolver o mais possível os jovens do mundo todo. Através das redes sociais, também aqueles que não participarão fisicamente da Reunião Pré-sinodal, poderão unir-se a quantos se encontrarem em Roma. Todos são convidados a participar da narração coletiva e fazer ouvir a própria voz, para que os frutos da Reunião Pré-sinodal sejam o mais possível expressão do inteiro mundo juvenil.

O convite, portanto, é para todos os componentes da Família Salesiana (através do Site e das Redes Sociais, também outros canais) e para todos os membros das Comunidades Educativas, em nível mundial, para ouvir os jovens e para solicitar o acesso ao Site www.synod2018.va (em cinco línguas) para poder baixar todo o material útil, podendo assim valorizá-los em todos os ambientes educativos.

O Roteiro de trabalho é o instrumento base para os trabalhos durante a Reunião Pré-sinodal. A Carta convite é uma “ponte” com os jovens do mundo todo, convidando-os a participar. Os 15 #hastag para narrar de si são o intrumento que quer favorecer a interação com quem se encontrará em Roma.

Durante o desenvolvimento da Reunião Pré-sinodal será possível participar dos trabalhos enviando o resultado da reflexão a um dos grupos linguísticos, no qual se deve ter inscrito preventivamente. Para inscrever-se é preciso se servir de www.synod2018.va e/ou no facebook.com/synod2018.

“Esperamos, desta forma, poder verdadeiramente fazer ouvir os jovens do mundo, envolvidos nesse percurso de compartilhamento e de escuta, que está muito no coração da Igreja de hoje”.


Deixe uma resposta