Menu Principal

BLOG

Papa nomeia três mulheres para o Dicastério para os Bispos entre elas, Madre Yvonne Reungoat, Superiora Emérita geral das FMA

Em 13 de julho de 2022, o Santo Padre nomeou três mulheres, além de onze cardeais e monsenhores, como membros do Dicastério para os Bispos: Irmã Yvonne Reungoat, Superiora Emérita do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora , Irmã Raffaella Petrini, Irmã Franciscana da ‘Eucaristia (FSE), Secretária Geral do Governorate do Estado da Cidade do Vaticano, e Dra. Maria Lia Zervino, Presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas.

Madre Yvonne Reungoat foi a 9ª Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Nascida em 14 de janeiro de 1945 em Plouénan na França, fez a Profissão Religiosa como FMA em 5 de agosto de 1965. Formada em Literatura-História-Geografia pela Universidade de Lyon, França, lecionou até 1980, depois foi Animadora Comunitária em Lyon, Paris, (1977-1983), Vigário Provincial (1978 – 1983) e Provincial de Paris (1983-1989). Em 1996 foi eleita Conselheira Geral Visitante e em 2002 Vigária Geral. Em 2008 foi eleita Madre Geral e em 2014 foi eleita para um segundo sexênio.

Desde 2018, Madre Yvonne é Presidente da União das Superioras Maiores da Itália (USMI) e desde 2019 é membro da Congregação para a Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

O Dicastério para os Bispos dispõe sobre tudo o que diz respeito à nomeação de Bispos diocesanos e titulares, administradores apostólicos e, em geral, à provisão de Igrejas particulares, levando em consideração as propostas das Igrejas particulares, Conferências Episcopais e Representações Pontifícias. consultou os membros da Presidência da respectiva Conferência Episcopal e o Metropolita. Neste processo envolve também os membros do Povo de Deus das Dioceses interessados ​​de forma adequada.

Os votos de Madre Chiara Cazzuola, Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Madre Yvonne Reungoat:

“Enquanto nos alegramos convosco com esta nova nomeação, sinal da grande confiança da Igreja na vossa pessoa e em todo o Instituto, desejamos-vos uma boa missão. Estaremos perto de você com carinho e gratidão. Acompanharemos este novo caminho com a oração e o compromisso de nossa fidelidade à Igreja e ao Papa.

Obrigado Madre Yvonne por sua disponibilidade e por sua pronta e serena resposta a este novo chamado que, no ano em que celebramos os 150 anos de fundação do Instituto FMA, é um dom e um sinal da fecundidade do carisma .

Que Maria Auxiliadora preceda, guie e acompanhe o seu caminho, como fez nas origens do nosso Instituto há 150 anos. Boa viagem com todas as Filhas de Maria Auxiliadora do mundo!”.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Tempo da Criação 2021

De 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a 4 de outubro de 2021, festa de São Francisco de Assis, celebra-se

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.