Mornese10 Mazzarello 150 anos
Madre Mazzarello
Madre Mazzarello Madre Mazzarello
Madre Mazzarello

Sobre o Evento

No contexto dos 75 anos de história e de vida da “Inspetoria São João Bosco” (BH – Brasil) e como marco dos 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, os Salesianos de Dom Bosco fizeram um convite muito especial para as Irmãs Salesianas: entronizar a imagem de Madre Mazzarello no Santuário Dom Bosco de Brasília.

É isso mesmo! Madre Mazzarello e também São Domingos Sávio vão ter o seu espaço, junto às imagens de Maria Auxiliadora e de Dom Bosco, no Santuário dedicado ao “Pai e Mestre dos jovens”. Todos sabemos que Dom Bosco sonhou com a cidade de Brasília, portanto, este evento vai atualizar ainda mais, em terras brasileiras, o sonho do querido fundador da Família Salesiana.

E não para por aí: no próximo 27 de agosto, haverá uma Celebração muito especial lá no Santuário Dom Bosco. A Eucaristia para a entronização da imagem de Madre Mazzarello vai ser presidida pelo Reitor-Mor, Ángel Fernández Artime, X Sucessor de Dom Bosco. Você não pode ficar de fora!

A estátua de Madre Mazzarello está sendo produzida em mármore branco, na Europa, e chegará ao Brasil nas próximas semanas. Este momento quer expressar a gratidão das Filhas de Maria Auxiliadora pela força feminina do carisma salesiano e ressignificar nossa presença como Família Salesiana em terras brasileiras.

Como participar

Você Ex-aluna e Ex-aluno é o nosso convidado especial! Você faz parte dos 150 anos de nossa história. Madre Mazzarello espera sua participação neste que será um evento inesquecível!

Como posso colaborar?

É muito fácil e rápido:

PIX - CHAVE 04.660.017/0001-26

ou

Banco:
Itaú (341)

Agência:
1528

Conta Corrente:
32879-0

Razão Social:
Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora – CIB

CNPJ da Conta:
04.660.017/0001-26

Com a sua adesão e colaboração, a Família Salesiana fica bem representada e presente no Santuário, onde se encontra também a Urna de Dom Bosco. Com a entronização da imagem de Madre Mazzarello, o Santuário Dom Bosco vai irradiar ainda mais a espiritualidade salesiana, feita de fé, de alegria e de oração!

Venha visitar Madre Mazzarello no Santuário Dom Bosco. O Santuário é casa de todos, e você já é de casa!

Madre Mazzarello

Maria Domingas Mazzarello nasceu em Mornese, na província de Alessandria (Piemonte – Itália), a 9 de maio de 1837, numa numerosa família de camponeses. Primogênita de 13 irmãos, Maria Domingas cresceu num ambiente familiar muito ligado à terra, o que influenciou bastante a sua personalidade.

Desde pequena aprendeu a cultivar o seu relacionamento com Deus, Pai de tudo e de todos, e a ter atenção especial para com as pessoas, especialmente as crianças.

Até os 23 anos sua vida parecia muito normal, mas com a propagação da doença do tifo em Mornese, também Maria Domingas foi conduzida por caminhos impensáveis.

Conheça mais sobre Maria Domingas Mazzarello, e deixe que Maín – como carinhosamente era chamada – lhe ensine a arte de ser toda de Deus e toda da juventude: “A ti as confio”. “Sim, escolhi Deus para sempre!”.

https://bit.ly/3oQXa2l

Confira aqui as mensagens de Madre Mazzarello para você!
https://bit.ly/3Q1l0nX

Santuário São João Bosco

O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas Igrejas de Brasília e uma das imagens mais frequentes nos cartões-postais dessa cidade. Ocupa uma boa parte da Quadra 702 Sul, em posição bastante central no Plano-Piloto.

Construído em homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco, o Santuário tem 80 colunas de 16 metros e é decorado por vitrais em 12 tonalidades de azul.

No interior, um lustre de 3,5 m de altura, formado por 7.400 peças de vidro murano, simboliza Jesus, a luz do mundo. Portas produzidas em ferro e bronze, com baixos-relevos, lembram a vida de Dom Bosco.

A construção do Santuário foi iniciativa da Congregação Salesiana. Sob a inspiração do sonho de Dom Bosco com Brasília, também foi erigida em homenagem ao Santo dos jovens, uma pequena ermida (capela) defronte ao lago Paranoá.

O Santuário foi eleito uma das sete maravilhas de Brasília em 2008 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade com sede em Barcelona. Com esse título o Santuário foi incluído pelo Governo do Distrito Federal na rota turística de Brasília.

Embora desde o início tenha sido chamado de Santuário Dom Bosco o decreto oficial nomeando a paróquia São João Bosco em Santuário ocorreu dia 16/08/2017.

Endereço: Quadra 702 Sul Bloco B, SHCS, Brasília – DF

Mas informações. Acesse:
https://paroquias.salesianos.br/paroquia/santuario-sao-joao-bosco-df

Dom Bosco sonha com Brasília

Em 21 de abril de 1960, o Brasil inaugurou sua nova capital, Brasília. Do Planalto Central irradia a linfa vivificante que alimenta o interior do país. Reconhecida nacionalmente e internacionalmente como grande centro de decisões, de cultura e desenvolvimento.

A imprensa brasileira e estrangeira vem desde a fundação associando o nome de Dom Bosco aos destinos da nova Capital, evocando UM SONHO PROFÉTICO, do qual nos propomos apresentar os tópicos mais expressivos.

Não o transcrevemos integralmente porque é muito grande. Ocupa bem 10 páginas em corpo 8 nas Memórias Biográficas de Dom Bosco.

É indispensável notar que toda profecia é, de per si, obscura em seu enunciado, usando em sua expressão termos genéricos e linguagem imaginosa, figurativa.

Mesmo sob este ponto de vista, é admirável notar como Dom Bosco situou nitidamente no tempo e no espaço o objetivo de sua previsão, como veremos.

Para maior clareza, recordemo-nos que o sonho-visão data de 1883. Contou-o Dom Bosco numa reunião da Assembleia Geral da Congregação Salesiana, no dia 04 de setembro. O Pe. Lemoyne, que recolhia as memórias do Santo, transcreveu-o imediatamente, submetendo-o à correção de Dom Bosco. Este o examinou com atenção, acrescentando e modificando. Foi publicado nas páginas 385 a 394 do volume XVI das “Memorie Biografiche” de Dom Bosco, cuja primeira edição veio a público em 1935 (E. CERIA, Memorie Biografiche di S. Giovanni Bosco, vol. 16, Società Editrice Internazionale - Torino, 1935).

Para conhecer o Sonho de Dom Bosco com Brasília...
https://bit.ly/3vDUFnL

Conheça também:

Inspetoria Madre Mazzarello
https://www.portalimm.com.br
Inspetoria São João Bosco
https://www.salesianos.br

Campanha Mazzarello

Acesse as peças da campanha: “Madre Mazzarello: memória e gratidão!” clicando abaixo:

https://bit.ly/3bqxTcb