Menu Principal

BLOG

Jovens da Pastoral Estudantil do ISJ participam da Semana Missionária 2018

A Pastoral Juvenil Salesiana é a ação orgânica de uma Comunidade Educativo-Pastoral movida por uma missão carismática, habilitando os jovens para crescerem em maturidade humana-cristã chegando à comunhão na Igreja com Jesus Cristo percebido como aquele que dá plenitude à vida; graças às intervenções educativas à atuação solidária como “cidadãos honestos e bons cristãos”.

Ela é juvenil porque no centro de sua ação está a pessoa dos jovens, especialmente os mais carentes. Trata-se de buscar os jovens na sua realidade, com seus recursos e dificuldades, e descobrir os desafios dos contextos culturais, sociais e religiosos nos quais vivem, dialogando com eles para propor, através da pedagogia do acompanhamento, um caminho de encontro vivo e comunitário com Jesus Cristo.

Ela é salesiana porque tem no carisma de Dom Bosco – segundo a inspiração da caridade educativa do Bom Pastor – a sua referência principal, e se expressa na pedagogia preventiva, amável, pronta ao diálogo e à confiança. Nela encontra o grau da própria verdade e eficácia, a medida do seu planejamento e da sua ação.

No mês de julho, o Instituto São José propõe aos jovens uma semana de vivência comunitária, formativa missionária com atividades específicas para adolescentes e também para toda a comunidade local com o objetivo de proporcionar a todos(as) a oportunidade de fazer a experiência de Deus em meio ao povo.

A Semana Missionária deste ano, aconteceu de 07 a 14 de julho, com um grupo de alunos dos 9°s anos e Ensino Médio, durante um período das férias de julho. O local da Semana Missionária dos alunos do Instituto São José foi na Matriz São Vicente de Paula e na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Jardim São Vicente, em São José dos Campos. Concretizando a 20ª Semana Missionária das Escolas Salesianas do Estado de São Paulo – envolvendo um total de 242 missionários entre Assessores e jovens.

Participantes:

Coordenadora da Pastoral – Ir. Cleonice Aparecida Lourenço.

Assessores: Ir. Aline de Oliveira Leite, Alexson Bizaria da Costa.

Professores: Juliana de Fátima Faria Silva e André Teixeira Borges.

Ex-alunos: Matheus Bordini Cintra, João Carlos Siri Salgado, Luis Felipe da Silva Oliveira, Bruna Lobo, a Noviça Eudenice da Luz Maia e mais 46 alunos dos 9ºs anos e Ensino Médio.

Novidade:  Neste ano tivemos o envio de cinco ex-alunos para a Semana Missionária na Aldeia Indígena de Merure – em Cuiabá (MT), missão das Irmãs Salesianas, totalizando assim 61 missionários, ligados ao Instituto São José.

Durante a Semana Missionária nossos jovens participaram ativamente na vida da comunidade: realizando celebrações, rezando o terço, visitando e abençoando as famílias, promovendo gincanas com as crianças e adolescentes e oficinas com os adultos. É um momento de fé, fraternidade e de muita alegria. Momento no qual podem viver o protagonismo juvenil de forma prática intensificando o amor ao próximo.

“Queridos jovens: Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor.”     [Papa Francisco]

 

Assista ao teaser oficial da Semana Missionária 2018  >  https://youtu.be/revdaBQ8QVU

 

Fonte: Comunicação ISJ

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.