Menu Principal

BLOG

Já está disponível o Pôster da Estreia do Reitor-Mor para 2020

(ANS – Roma)  O pôster da Estreia 2020, com o lema: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6,10). “BONS CRISTÃOS E HONESTOS CIDADÃOS”, já está disponível online. O cartaz remete ao início da obra salesiana.

Nas proximidades do grande mercado de Porta Palazzo, havia uma escada onde os jovens se sentavam para rir, brincar e tomar um lanche. Era lá que Dom Bosco ia se encontrar com eles. Lá “fora”. Onde eles se reuniam normalmente. E não fazia discursos: simplesmente oferecia amizade.

Dom Bosco não tinha nada, apenas um grande coração que se revelava em seu olhar: um olhar inesquecível: “O que mais se destacava em Dom Bosco era o seu olhar: doce, mas muito penetrante, que ia até às profundezas do coração; e só era possível resistir-lhe olhando-o fixamente” – testemunhou um antigo aluno.

O pôster é uma página do Evangelho segundo Dom Bosco: Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Garanto-lhes que se não se transformarem e não se tornarem como crianças, não entrarão no Reino dos Céus. Aquele que se tornar simples como esta criança será o mais importante no Reino dos Céus. E quem, por amor a mim, receber uma criança como esta, é a mim próprio que recebe” (Mt 18,1-5).

Dom Bosco é isso. Ele tem os mesmos olhos e o mesmo coração que Jesus.

Ele tinha uma convicção a respeito da juventude: “É a parte mais delicada e a mais preciosa da sociedade humana, sobre a qual se baseiam as esperanças de um futuro feliz”. É sua escolha decisiva: “Você é a parte mais importante do meu dia”, “Você é especial e significa muito para mim” – costumava dizer aos jovens que encontrava. É nessa dinâmica diária que se constrói a personalidade dos jovens; é justamente ali que reside o cerne do processo educativo que consegue formar “bons cristãos e honestos cidadãos”!

Seu objetivo era simples e imenso: “Quero que os jovens sejam felizes no tempo e na eternidade”.

No topo da escada ilustrada no pôster, há uma porta aberta. Ela representa a porta da casa de Dom Bosco, a porta da igreja e a porta da vida. Hoje, com frequência os jovens encontram apenas portas fechadas. Dom Bosco quer que eles encontrem portas abertas: as portas de um futuro feliz e de uma vida responsável, as portas de uma Fé madura e satisfatória, as portas da alegria, da solidariedade, da criatividade livre.

É por isso que a Família Salesiana existe.

O pôster da Estreia, obra do artista Stefano Pachi, está sendo enviado nestes dias para todos os assinantes da ANSFoto. A versão digital, em seis idiomas, está disponível, clique aqui

Fonte:ANS

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Consulta Feminina

Vaticano. Na manhã do dia 7 de março de 2017, véspera do Dia Internacional da Mulher, na Sala de Imprensa da Santa Sé, houve a apresentação

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.