Menu Principal

BLOG

Irmãs de todo o Brasil se reúnem para refletir sobre Nova Configuração da CIB

De 04 a 06 de março, cerca de 70 Irmãs das nove Inspetorias do Brasil estiveram reunidas em no Instituto Teológico Pio XI em São Paulo para pensar sobre o futuro das Inspetorias da CIB- Conferências Interinspetorial do Brasil.

O tema já começou a ser tratado na Assembleia da CIB de 2014, a partir da qual cada Inspetoria ficou com o compromisso de iniciar um processo de reflexão local.  Conforme Ir. Amélia Castro, a Nova Configuração das Inspetorias é um pedido da Madre Geral e para que possa ser executado é preciso abertura de coração e de mente para acolher o novo e dar respostas mais concretas aos desafios dos jovens de hoje. Este ano além desta reunião haverá um encontro para as animadoras de comunidade, com o objetivo de ir refletindo com as lideranças das Inspetorias.

No primeiro dia de encontro Ir. Julia Maria Írio, Terciária Capuchinha, trabalhou a temática: Gestão na Vida Consagrada. Abordou os elementos essenciais da gestão, enquanto arte de coordenar a elaboração e execução de um planejamento, otimizando potencialidades e talentos de pessoas, individualmente e em grupo, tomando como perspectiva a vida religiosa consagrada.

A assessoria do segundo dia ficou por conta de Ir. Maria Helena Morra, desenvolvendo o tema: Liderança na VRC: um novo olhar. Ir. Maria Helena fez uma análise de conjuntura do mundo em que vivemos, abordando elementos socioculturais e eclesiais de grande importância. A partir desta análise levantou aspectos importantes que a vida religiosa precisa ter presente para que seja realmente significativa.

No último dia foram feitos Grupos de Trabalho para discutir sobre os paradigmas que precisam ser quebrados e os passos concretos que precisam dados a partir deste encontro em nível pessoal, comunitário, inspetorial e nacional. Foram momentos ricos de partilha, de comunicação e de troca de experiências que permitiram, além de, criar maior proximidade entre as Inspetorias, apontar para um caminho de construção conjunta de uma nova configuração das Inspetorias que melhor respondam às necessidades dos jovens de hoje.

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Jornada de oração e de jejum

Roma (Itália). A Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora envia uma mensagem para pedir que se unam à solicitação do Papa Francisco para

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.