Menu Principal

BLOG

BannerISJ

Instituto São José promove a ‘1ª Formação de Pais’

A noite de ontem (23), foi uma data muito importante. Aconteceu um significativo momento de Formação de Pais dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio no Espaço Cultural Dom Bosco. O tema foi: “Refletindo sobre Adolescência”, constituindo rica e oportunidade para estreitar e fortalecer o diálogo ‘Família-Escola’.

Num primeiro momento, a Equipe do NR Intercâmbio discorreu sobre a importância e os impactos na vida dos jovens aberto à internacionalidade. Foi, então, apresentando o PEARL – projeto desenvolvido para brasileiros, seguindo padrões internacionais em formação acadêmica.

Na sequência, após um mini-coffeebreak (para networking), iniciou-se o bate-papo com os profissionais convidados pela Equipe Pedagógica Pastoral, que desenvolveram com competência a análise das características e desafios desta fase que é a Adolescência.

Adolescentes gostam de se expor ao risco, têm por vezes, explosões de raiva ou de paixão e detestam regras. Conforme nossos convidados expuseram, a ciência nos mostra que muitos desses comportamentos podem ser resultado de mudanças ocorridas no cérebro durante a puberdade. Em outras palavras, nessa fase o jovem é governado por um cérebro e por sentimentos de grande intensidade. A razão acaba ficando em segundo plano. Esse é o motivo pelo qual, entre outras coisas, eles sempre buscam atividades que causem emoções fortes, sem analisar o risco a que estão se submetendo.

Em contrapartida, ficou evidente, que é preciso acreditar e valorizar o que o jovem produz de melhor e motivá-lo a sempre evoluir e exercer o bem, cada vez mais. Por isso, o Sistema Preventivo que aplicamos em nossa Escola, ajuda e auxiliar o jovem em sua visão de mundo, de pessoa, de espaço, de valores; contribui para a saúde de sua inteligência emocional e para sua espiritualidade.

A Diretora – Ir. Lucia Maistro – parabenizou a relevância do tema e a competência das abordagens, ressaltou a importância do papel dos pais nesta fase da vida dos jovens e agradeceu a colaboração dos profissionais: Dra. Ana Carla Figueiredo – Médica Hebiatra, Simone Januário – Psicóloga, Lucila França – Matemática e Psicopedagoga e Massayuki Yamamoto – Ator e Diretor de teatro e cinema que pesquisa e desenvolve tecnologia para a educação.

Fonte: Comunicação ISJ

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Rede Salesiana Brasil e Facebook

A equipe do Facebook, através do seu Setor de Políticas Públicas e Programas, fez o primeiro contato com a Rede Salesiana Brasil (RSB) para uma parceria em prol

Semana Pedagógica OSAF

Nos dias 29 a 31 de janeiro de 2019 a equipe dos educadores sociais dos Cursos Noturnos Gratuitos da OSAF, viveu uma rica Semana do

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.