Menu Principal

BLOG

II Encontro de Oficinas de Planejamento e desenvolvimento (OPD’S) e Centro de Formação Profissional (CFP’S)

Durante os dias 25 de fevereiro a 01 de março, foi realizado no Instituto Teológico PIX no Alto da Lapa, o segundo encontro de Oficinas de Planejamento e Desenvolvimento (OPD’S) e Centro de Formação Profissional (CFP’S) da América. Estiveram presentes 70 participantes de diversas inspetorias da América Latina, provindas de oito países , entre elas cinco FMA e catorze SDB. Da inspetoria Santa Catarina de Sena participaram, a leiga Rosemeire Gomes, gestora do Polo São Paulo de ação social das FMA, Irmã Dorcelina de Fátima Rampi, Irmã Ana Luiza da Silva Medeiros e Irmã Celene Couto Rodrigues.
O objetivo desse segundo módulo, conduzido por Leandro Lamas Valarelli da empresa de Estratégica e Mudança de Instituição, foi trabalhar o Marco lógico.

No primeiro dia, a apresentação da visão geral das atividades e movimentos, desenvolvidos nas diferentes CFP’S da América, foi momento rico de aprendizado e partilhas de experiências.
No segundo dia, tivemos a belíssima oportunidade de visitar e conhecer a Obra Social Dom Bosco de Itaquera estruturada de forma concreta, possibilitando ricas trocas de experiências entre todos os participantes e o presenciar algumas de suas lindas atividades. Da acolhida pela fanfarra e pelos educadores, à apresentação do espetáculo do Circo, às refeições preparadas pelos alunos de gastronomia, com cardápios tipicamente brasileiros, à visita das oficinas desenvolvidas no núcleo de Itaquera, ao ensaio da escola de samba, à celebração eucarística foram manifestações de que a Civilização do amor pode ser construída e é construída concretamente todos os dias pontualmente em Itaquera. Inegavelmente, Padre Rosalvino é Dom Bosco hoje em nossa realidade.

A partir do terceiro dia, o palestrante Leandro iniciou o trabalho com o grupo, trazendo a reflexão sobre a cadeia de impactos, as ideias pré-formadas e os aspectos mais assertivos sobre a mesma. Após sua explanação foi possível dar início ao trabalho, em grupos, com casos concretos para aplicar as ferramentas ensinadas nas palestras. Foram momentos propícios para fixar a teoria. Por meio das orientações do moderador, conseguimos melhorar o aprendizado e conseguir mais segurança para colocá-lo em prática no nosso cotidiano.

A experiência de partilhar projetos, sonhos, desafios, a possibilidade de aprendermos juntos e a convivência com diferentes culturas nos enriquece de substratos essenciais para o entendimento e gestão de nossas obras. A Família Salesiana fala uma mesma língua: a linguagem do amor, do jeito de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Foi grande o aprendizado e nos motivou a conhecer e aprofundar as novas metodologias que cercam nossas frentes de trabalho para a criação de novas possibilidades, visando melhor responder aos desafios que nos aparecem na elaboração e monitoria de nossos projetos, para fazer, cada vez mais, o bem para nossos queridos e amados jovens.
Partimos, com a certeza de termos participado de um encontro bastante intenso, com a cabeça cheia de novos conhecimentos e um coração repleto de esperanças.

“Para mim, a oficina de ‘Projeto de fortalecimento de capacidades’, foi uma imensa oportunidade de crescimento e fortalecimento de conhecimento teórico e abertura de mente para mudança de paradigmas, melhorar a capacidade de planejar com mais objetividade e possibilidade de eficiência e eficácia nas mudanças das situações de vida das nossas crianças, adolescentes e jovens através de nossa obras e frente de trabalho.”
(Ir.Ana Luiza)

“Foi uma experiência ímpar para ampliar meus conhecimentos na área de gestão, mas, sobretudo, inspirar novas ações e alegrar-me em poder conhecer e me juntar com tantas FMAs, SDBs, leigos e leigas de toda a América que se empenham diariamente para ajudar os jovens a terem vida e vida em abundância nas diferentes realidades e desafios que vivemos hoje”. (Irmã Celene)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Semana da Cidadania na Casa Betânia

Começou nesta segunda-feira (09/04)  a semana de cidadania da Casa Betânia. Ao longo desses dias, todos os educandos estão refletindo temas sobre Direitos Humanos, ECA,

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.