Menu Principal

BLOG

I Seminário Interamericano de Comunicação Social das FMA

Com o tema “Educomunicação: Força Profética do Sistema Preventivo” e lema: “Jesus se aproximou e caminha com eles”, a cidade de São Paulo sedia, durante toda a primeira semana de setembro, o “I Seminário Interamericano de Comunicação Social das FMA”. O evento é organizado pela Equipe de Comunicação Social da América Latina (ECOSAM) das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e conta com apoio da Rede Salesiana Brasil e das Inspetorias Salesianas do Brasil.

Dentre seus principais objetivos, o Seminário busca compartilhar experiências educomunicativas das diferentes realidades da América; aprofundar a Educomunicação a partir de um olhar críticos da realidade e elaborar uma proposta para a continuidade prática e reflexiva da Educomunicação a partir do Sistema Preventivo.

“Sabemos dos profundos desafios que o nosso trabalho educativo-pastoral enfrenta nas nossas diferentes realidades. Muitos desses desafios são semelhantes, fruto do tempo em que vivemos e, para enfrentá-los, precisamos de audácia e de profundidade conceitual”, diz a Coordenadora da Equipe de Comunicação Social da América (ECOSAM), Ir. Márcia Koffermann.

“Habitamos um tempo bonito. Todo tempo traz muitas belezas e belezas misturadas com desafios. É próprio do DNA do carisma salesiano viver de milagres e este primeiro seminário já é um primeiro milagre”, diz a Conselheira Mundial para o Âmbito da Comunicação Social, Ir. Maria Helena Moreira, que ainda destacou a importância de se habitar a contemporaneidade: “Crer e contar sempre com possibilidades, nós vivemos porque acreditamos nas possibilidades. Partir rumo a horizontes, transformar o presente, dar esperança ao futuro. Assim nós habitamos a contemporaneidade”

O primeiro dia do evento contou com a participação da Inspetora da província Santa Catarina de Sena (SP), Ir. Helena Guesse, que sedia o evento; além da representante da CIB, Inspetora da Província Nossa Senhora da Penha (RJ) e Referente da Comunicação no Brasil, Ir. Ana Teresa Pinto, que também compuseram a mesa de abertura do evento.

Durante o primeiro do Seminário, os participantes puderam contar com a apresentação do Coordenador de Comunicação do Colégio Salesiano do Carmo, em Guaratingutá (SP), Luiz Fernando Miguel, que falou um pouco sobre as “Boas Práticas em Educomunicação” que se realizam com os alunos do Colégio. Logo após, o evento contou ainda com a contribuição da Doutora em Ciência da Educação e assessora externa da ECOSAM, Ir. Rosa Mollo Freytas, que veio de Lima, Peru, para falar um pouco sobre a Educomunicação nos documentos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

 

Fonte: Rede Salesiana Brasil

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.