Menu Principal

BLOG

Estreia 2017 “Somos Família! E nascemos como família!”

O Reitor Mor entregou o título e as linhas orientadoras para a mensagem da Estreia 2017: “SOMOS FAMÍLIA! Cada casa, escola de Vida e de Amor”.
Neste ano o Reitor Mor, em linha com o Papa e com toda a Igreja, propõe que se reflita sobre o tema da família, família como lugar de vida, família como escola de Vida e de Amor.

A escolha do tema da Estreia de 2017 é fruto de uma solicitação feita pela Consulta da Família Salesiana, que, com unanimidade, pediu que se tratasse o assunto da família, considerando os desafios que ela enfrenta nas novas conjunturas, as reflexões dos dois Sínodos e a Exortação Apostólica do Papa Francisco Amoris Letitia.

A Estreia de 2017 não pretende ser uma reflexão que encerre a discussão, mas entende sim propor diversos aspectos que permitam aos membros da Família Salesiana desenvolver o tema nos respectivos contextos.
“Todos temos a grande experiência pessoal de termos nascido em uma família e “nascemos família!”, com a beleza e os limites de toda família, mas definitivamente no seio de uma família, que é aquela realidade humana muito concreta, onde se aprende a arte da Vida e do Amor.
A família é feita de rostos, de pessoas que amam, falam, compartilham e se sacrificam pelos outros, defendendo-se e defendendo a vida própria e de seus caros a todo custo. Alguém se faz pessoa vivendo em família, crescendo, geralmente, com os pais, respirando o calor da casa.
É na família, na casa, onde se recebe o nome e, portanto, a dignidade, onde se experimentam os afetos; onde se pode saborear a intimidade, onde se aprende a pedir permissão, a pedir perdão e a agradecer.
A família é a primeira escola para os meninos, grupo de pertença imprescindível para os jovens e o melhor abrigo para os idosos»

O Reitor Mor faz uma leitura salesiana do tema, retoma os títulos principais da carta do Papa e depois sugere as linhas de reflexão, a partir do Quadro de Referência da Pastoral Juvenil.
A apresentação já indica quais serão as tarefas que deverão surgir da Estreia de 2017: em primeiro lugar nas famílias ligadas às presenças salesianas; e depois, na missão da “Família Salesiana à luz do Sistema Preventivo de Dom Bosco: fazer do mundo uma casa, como um grande pátio familiar, de amigos, de prática de vida, de encontro com Deus”

A estreia é um convite a uma leitura aberta e com o coração disposto ao diálogo e ao encontro com o que a Exortação Apostólica diz, para descobrir o que o documento oferece. É um gesto de amor, como Família Salesiana, à realidade familiar, reconhecida e valorizada como um grande dom de Deus para todos. É um gesto de amor para com aqueles que não conseguiram viver plenamente este projeto de Deus e precisam de ajuda, de acompanhamento ao vivenciar o projeto de vida conjugal e familiar; que às vezes se veem fracassados e com grandes dificuldades.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.