Menu Principal

BLOG

Escola salesiana celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo com acolhimento, amor e representatividade

No dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, foi realizado no Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana/RS, um encontro de reflexão, amor, alegria e acolhimento para os estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista – TEA, para suas famílias e a comunidade escolar.

Organizado pela educadora especial responsável pelo Atendimento Educacional Especializado – AEE, Renata, em parceria com as famílias, este evento propiciou uma vivência formadora de valores como respeito, cooperação e inclusão, o que reforça ainda mais a identidade de uma casa salesiana: “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

 O encontro teve como objetivo unir e acolher as famílias e os estudantes em suas singularidades. Um espaço sensorial com espumas, massinhas, bolhas de sabão e outros materiais, assim como um espaço gastronômico com mesa partilhada e música ao vivo, foram planejados para esse momento de encontro e alegria.

Vânia, mãe do estudante Joaquim (5 anos) com diagnóstico de TEA, relata que foi maravilhoso e inexplicável cada momento que vivenciaram ao lado do filho. «Nós brincamos, nos sujamos, aproveitamos com outras crianças, nos sentimos felizes em poder estar na escola e fazer parte. Toda a família participou: mãe, pai Joel e os irmãos: Miguel, Roberta e Vitória. Acreditar no nosso filho Joaquim, nos fez enxergar um mundo melhor e ter certeza que tudo é possível para ser feliz», afirmou Vânia.

Sabrina, mãe do Miguel (6 anos) com diagnóstico de TEA relatou que achou muito importante esta iniciativa da escola sobre o Autismo. «Nós somos novos na cidade e nunca tínhamos vivenciado algo parecido, toda a equipe está de parabéns porque foi um dia muito legal», disse Sabrina.

Nathalie, mãe do estudante Pedro (8 anos) também com diagnóstico de TEA, relatou que acharam super importante o momento de confraternização, principalmente pela oportunidade de conhecer os outros estudantes atípicos e suas famílias.

Para as famílias, o evento representou muito mais do que uma simples comemoração. Foi um momento de conexão e apoio mútuo, por meio do qual puderam compartilhar experiências, trocar informações e fortalecer os laços de solidariedade. A presença da comunidade educativa do ILV reafirmou o compromisso coletivo com a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades para todos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Doutorado em Comunicação

Ir. Márcia Koffermann, Filha de Maria Auxiliadora da Inspetoria N.S. Aparecida (BAP), no dia 28 de março de 2023, na Universidade de Huelva, conclui o percurso de

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.