Menu Principal

BLOG

Equipe de Comunicação Social das FMA da América se reúne em Medellín

ECOSAM é a Equipe de Comunicação Social da América das FMA, composta pelas coordenadoras de comunicação de cada Conferência.

Entre os dias 13 e 15 de maio, estiveram reunidas em Medellín na Colômbia as coordenadoras de Comunicação Social e as inspetoras presidentes de cada Conferências das FMA: CIB, CICSAL, CINAB, CIMAC e NAC, juntamente com Ir. Maria Helena Moreira, conselheira para o âmbito da CS do Instituto das FMA. Durante a reunião, o grupo pode realizar a avaliação do trabalho desenvolvido no triênio 2015-2017, especialmente no que se refere ao impulsionamento da educomunicação como opção e linha de ação transversal do Instituto. A equipe também se deteve na criação do planejamento para o próximo triênio em conformidade com as orientações do XXIII CG.

A partir da análise da realidade e das orientações do Instituto foram elencados os seguintes desafios:

– implementar, melhorar potencializar os processos educomunicativos nas comunidades educativas favorecendo a cultura do encontro;

– ressignificar a práxis da missão educativo-evangelizadora a partir da intencionalidade educomunicativa;

– mudar de paradigma de trabalhar para os jovens a trabalhar com os jovens;

– mudança de paradigma de “pastoral e conservação” para a “pastoral e saída inovadora” a partir da identidade carismática.

– gerir e consolidar a missão em rede interna e externa com enfoque educomunicativo;

Estes desafios serão trabalhados no próximo triênio em todas as conferências de acordo com a realidade de cada uma, mas procurando manter uma unidade e uma caminhada conjunta como América.

Durante o encontro houve ainda a mudança de coordenação. Após seis anos no trabalho de animação da equipe, Ir. Susana Li Tong, da Costa Rica, passou a coordenação da ECOSAM para Ir. Marcia Koffermann do Brasil, que dará continuidade ao processo que vem sendo realizado.

Este encontro acontece anualmente e é uma oportunidade de fortalecimento do trabalho educomunicacional realizado em cada Conferência, que procura manter uma sinergia com as orientações do instituto.

 

Fonte: Boletim Salesiano

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.