Menu Principal

BLOG

Encontro da ACSSA Brasil

De 3 a 6 de setembro, acontece no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, a VIII reunião da ACSSA (Associação dos Cultores da História Salesiana). A Associação tem por objetivo promover os estudos sobre a história salesiana, favorecendo a pesquisa, atualização e a colaboração entre os membros da Família Salesiana.

Participam desta reunião os religiosos Salesianos de Dom Bosco (SDB), membros da ACSSA e secretários; as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), secretárias de todas as Inspetorias do Brasil e os dois Inspetores referentes da ACSSA Brasil: Ir. Maria Lúcia Barreto(BCG) e Pe. Nivaldo Pessinatti (BRE).

Na abertura, após a oração inicial, Ir. Maria Imaculada acolheu os novos membros que, com disponibilidade e bom gosto, desejam colaborar com os trabalhos da Associação. Na sequência, os dois inspetores referentes falaram do apoio da Conferência das Inspetorias do Brasil – CIB e da Conferência Interinspetorial Salesiana Brasil – CISBRASIL. Na ocasião, expressaram a alegria e gratidão por este grupo que, com seriedade, se dedica ao estudo e ao resgate da história da Congregação Salesiana, nas Inspetorias.

Em um segundo momento, foi retomado o relatório da reunião da ACSSA ocorrida em 2017, releitura do projeto e mapeamento da Associação, que no Brasil já celebra cinco anos de caminhada. A ACSSA entra na Rede Salesiana Brasil pela sua identidade própria e os secretários entram na ACSSA pela importância deles na salvaguarda da memória da Congregação. Assim, o grupo confirma a importância e contribuição dos/as secretarias/os inspetorias para o enriquecimento das fontes históricas.

No segundo dia, o grupo foi agraciado com uma palestra sobre a importância dos arquivos: Recuperação e Conservação de Documentos e Imagens, tendo como assessora a Profª. Dra. Maria Augusta Castilho.

Por Ir.Quitéria Rosa- BRE

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.