Menu Principal

BLOG

ENAS Polo São Paulo trabalha o desenvolvimento de competências

A Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) realizou, nos dias 16 e 17 de setembro, no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, o ENAS 2019 (Encontro Nacional da Ação Social) no Polo São Paulo, que envolve as obras sociais das inspetorias de Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco, e Santa Catarina de Sena, das Filhas de Maria Auxiliadora. Participaram salesianos, salesianas, gestores das obras sociais e membros dos grupos de trabalho da RSB-Social no Polo São Paulo: Articulação Política, Sustentabilidade e Consolidação da Rede.

O encontro teve início com a oração inicial conduzida pela Ir. Celene. Durante as palavras iniciais, a inspetora da Inspetoria Santa Catarina de Sena, Ir. Helena Gesser fez um apelo. “Nós estamos vendo que o nosso mundo sofre cada vez mais. É como aquele canto que diz ‘a dor aumenta mais e mais’, seja pelo problema das doenças, da fome, do desemprego, da falta de segurança e tudo fruto de quê? De falta de humanidade, de justiça, da corrupção institucionalizada e nós estamos aqui. Por quê? Eu acho que como dizia Dom Helder Câmara, é porque nós somos chamados a sermos acendedores e acendedoras da esperança”.

O inspetor da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora, Pe. Justo Ernesto Piccinini, preparou alguns pontos para sua fala inicial. A primeira o agradecimento pelo dom da vida do Pe. Agnaldo, aniversariante do dia; depois agradeceu o trabalho de cada educador e gestor presente no encontro: “É maravilhoso ver quantas crianças, quantos jovens, quantas famílias recebem um gesto, um ato concreto, uma atitude de diferença, de transformação(…), a gente vê que diariamente que vocês põem a mão na massa para fazer a diferença na vida de tantas pessoas”; também falou sobre a pressão sentida pelas obras sociais diante das situações econômica e política do país e com a iminência de cortes de verbas e o encerramento da filantropia educacional; reforçou a necessidade de mantermos a esperança e ter a convicção de que Deus está no comando e vai nos ajudar; e por fim ressaltou a importância da elaboração de subsídios, da formação pessoal e coletiva dos educadores para a qualificação dos serviços oferecidos nas obras sociais salesianas.

A Irmã Sílvia da Silva, FMA, diretora da RSB-Social apresentou aos participantes, por meio do infográfico do modelo de referência para a identidade da ação social salesiana em rede no Brasil, a trajetória de construção dos cadernos de formação da RSB-Social e reforçou a importância de não apenas ter os cadernos, mas aplicar seus conteúdos com intencionalidade do dia a dia das obras sociais.

O encontro foi conduzido pelos assessores da RSB-Social, Pe. Agnaldo Soares Lima e Rosemeire Gomes, que também é animadora da RSB-Social no Polo SP pelas Filhas de Maria Auxiliadora.

O conteúdo da assessoria foi uma continuidade do processo formativo da RSB a partir da série de cadernos produzidos desde 2015. Pe. Agnaldo explanou sobre o desenvolvimento de competências e o carisma salesiano, reforçando que para garantir os direitos das crianças, adolescentes e jovens é necessário desenvolver competências e preparar cada vez melhor os educadores salesianos que atuam diretamente com eles e fazer com que eles relacionem o desenvolvimento de competências aos compromissos fundamentais da ação salesiana em rede no Brasil e dando pistas de atuação.

Na perspectiva salesiana Pe. Agnaldo apresentou algumas linhas de ação baseadas no Quadro de Referência da Pastoral Juvenil: formação integral das juventudes, enxergar e colocar os jovens como transformadores de suas histórias, colocar os jovens como educador de outros jovens e como protagonistas.

O tema foi refletido e aprofundado em grupos, a partir de uma planilha onde foram apontadas competências para a vida dos jovens a partir do contexto social e do território ao qual estão inseridos.

A  dinâmica se repetiu no segundo dia do encontro, quando Rosemeire Gomes deu continuidade ao tema. No trabalho de grupos os participantes transformaram as competências levantadas no primeiro dia em propostas de projetos e atividades.

O ENAS no Polo São Paulo foi o terceiro realizado pela RSB no ano. Antes os polos de Recife e Belo Horizonte já haviam recebido o encontro. Os próximos polos a receberem serão Campo Grande, Porto Alegre e Manaus, que terá dois encontros devido à dimensão territorial.

 

Compromissos fundamentais da ação social salesiana em rede no Brasil:

São seis os compromissos assumidos pelas obras sociais salesianas no país:

1 – Fortalecimento da família;

2 – Promoção dos direitos humanos das crianças, adolescentes e jovens;

3 – Gestão social e atuação em rede

4 – Cooperação para o desenvolvimento com enfoque social;

5 – Ação socioeducativa de resultados;

6 – Construção de competências das novas gerações para a vida.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.