Menu Principal

Presenças

UNIFATEA

O Instituto Santa Teresa, Entidade Mantenedora das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (FATEA), organização civil sem fins lucrativos, com sede e foro em Lorena, na avenida Dr. Peixoto de Castro, 539, Vila Celeste, foi fundado em 19 de dezembro de 1954. Seu estatuto original foi registrado no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Lorena, em 23 de março de 1956, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação como entidade filantrópica no mesmo ano e declarado de utilidade pública, em 1973, pelo Decreto n. 72.631.

Constituído e organizado pelas Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas como Salesianas de Dom Bosco, Instituição fundada por Dom Bosco, em 1854, cujo nome advém de São Francisco de Sales, foi aprovada e reconhecida como pessoa jurídica e autônoma em 1/3/1869, com a missão de dedicar-se à educação. Nesta Sociedade, o Instituto Santa Teresa (IST) vincula-se ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas/FMA), que nasceu em Mornese, Itália, em 5 de agosto de 1872. Seus fundadores foram D. Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello.

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora iniciou suas atividades educacionais no Brasil, inaugurando sua primeira obra em Guaratinguetá, São Paulo, o Colégio do Carmo, em 1892.

Atualmente, o Instituto das FMA constitui uma “rede mundial de educação e solidariedade”, inserida em múltiplos contextos culturais espalhados em 87 países dos cinco continentes, com mais de mil e seiscentas comunidades educacionais e cerca de um milhão de alunos de todos os níveis de ensino, da educação infantil à universidade.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.