Menu Principal

Presenças

Instituto São José

O Instituto São José, fundado em 08 de março de 1926 sob a denominação “Externato São José”, participa da Rede Salesiana de Escolas – RSE, que reúne as escolas dirigidas pelas Filhas de Maria Auxiliadora ou Salesianas de D.Bosco e pelos Salesianos de D.Bosco, presentes em todo o território nacional.

Norteado pelos princípios humano-cristãos, pela proposta da Pastoral Juvenil, da sustentabilidade e pela qualidade no serviço de educação, o Instituto São José, escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, há 85 anos, tem por missão contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária.

Em um ambiente com mais de 20 mil metros quadrados o Instituto desenvolve projetos educativos fundamentados nos ideais de Dom Bosco e Madre Mazzarello, cuja pedagogia fundamenta-se nos valores cristãos e nos três pilares que constituem o estilo salesiano de educar: razão, religião e amor educativo, incorporando ao mesmo tempo uma moderna metodologia científica de ensino continuamente aprimorada e desenvolvida pela Rede Salesiana de Escolas.

São João Bosco

Dom Bosco – Santo Educador

São João Bosco, o Santo dos tempos modernos, tematizou em sua vida o amor a Jesus Cristo para com os menores e jovens empobrecidos. Ele tinha consciência de sua presença eclesial junto a eles.

Quando jovem dizia: “Se eu fosse padre agiria de outro jeito. Gostaria de aproximar-me dos meninos, para dizer-lhes uma boa palavra, dar-lhes bons conselhos. Como seria feliz se pudesse falar um pouco com meu vigário” (MO, 35).

O século XIX viu despontar no horizonte do cotidiano, este grande homem, este grande Santo – Educador.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.