Menu Principal

BLOG

Conselheira Geral encontra Noviças e Comunidade formadora: «experiência de quem visita e se deixa visitar»

De 12 a 14 de setembro, o Noviciado Interinspetorial Nossa Senhora das Graças, localizado em São Paulo (SP), teve a alegria de receber a visita da Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). A Conselheira, enviada pela Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola, está visitando Comunidades, Escolas e Obras da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). 

Os dias da visita foram caracterizados por momentos marcantes, pensados pela Comunidade do Noviciado e pela comunidade educativo-pastoral do Instituto Madre Mazzarello, onde as Noviças realizam a sua experiência apostólica. Também a própria Visitadora proporcionou encontros de profundo avivamento do Espírito de Mornese. 

No dia 12, a comunidade acolheu Irmã Paola com uma significativa oração que teve como símbolo uma vela, representando a luz que irradia por onde passa. Naquele momento, Irmã Paola disse não apenas sentir que faz as visitas, mas que também se sente visitada. No final da tarde aconteceu um momento comunitário com a apresentação do ícone da visita de Maria a Isabel. A Conselheira disse que esse é o melhor ícone para expressar a sua visita, pois Maria buscou a confirmação do que Deus queria dela, no estado de vida no qual estava, e essa busca é para todos. 

Já na sexta-feira (13), na parte da manhã, Irmã Paola foi até o Instituto Madre Mazzarello, de São Paulo (SP), acompanhada pelas noviças Elisiane (BRM) e Carla (BAP), e por Irmã Evanete de Freitas (BRM). No final da tarde, Irmã Paola teve um encontro com a comunidade, no qual trabalhou o tema “A riqueza do Carisma nos Atos do XXIV CG”. 

No último dia, sábado (14), a visitadora animou a Leitura Orante das Bodas de Caná (Evangelho de João), e ofereceu um texto de apoio, no qual se pode perceber Maria como presença que escuta o grito da humanidade. À tarde, aconteceu o encontro com as Noviças. Para este momento Irmã Paola utilizou a simbologia das mãos do Oleiro que trabalha em cada pessoa, trazendo a colaboração pessoal de cada uma nesse processo de formação. Na parte final da visita, ela demonstrou sua percepção da vida comunitária fraterna da Comunidade do Noviciado, a colaboração de todas para a construção da formação e o reconhecimento por parte de seus membros nesse processo.

A noviça Carla disse que sentiu Irmã Paola como «uma animadora da caminhada vocacional, que veio dar um novo impulso à vocação de cada uma e à vida fraterna comunitária. Foi possível fazer, com ela, a experiência de quem visita e se deixa visitar».

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.