Menu Principal

BLOG

Comunidades educativas da BAP se unem para homenagear Nossa Senhora Auxiliadora

O mês de maio é tradicionalmente especial nas casas salesianas, sendo dedicado a Nossa Senhora, mãe de Jesus, sob diversos títulos e representações. Em 16 de maio, às 20h, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, promoveu a estreia da Cantata Mariana 2025 em seu canal no YouTube.

O evento, que teve mais de 70 minutos de duração, reuniu música, poesia, oração e homenagens a Nossa Senhora Auxiliadora, proporcionando uma celebração inspiradora. Participaram da iniciativa 33 comunidades educativas, entre escolas, obras sociais e faculdade, distribuídas pelos cinco estados onde a BAP está presente: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com o tema “Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe da Esperança”, a Cantata Mariana 2025 buscou inspiração no Jubileu da Esperança, celebrado mundialmente pela Igreja Católica neste ano. Na abertura, a Irmã Alaíde Deretti, inspetora da BAP, convidou irmãs, formandas e comunidades educativas a se sentirem “Peregrinas da Esperança” e a dirigirem-se a Maria Auxiliadora para prestar homenagem de gratidão e fé. «Possamos juntos louvar e agradecer Àquela que fez tudo para Dom Bosco e hoje continua fazendo tudo por nós», afirmou.

Irmã Alaíde também destacou a importância de expressar gratidão à Mãe da Esperança: «Somos Filhas de Maria Auxiliadora, e todos os que estão conosco são filhos e filhas bem amados por esta querida Mãe».

A Cantata Mariana 2025 foi fruto de uma iniciativa conjunta dos Âmbitos da Formação e da Comunicação da Inspetoria, com o objetivo de exaltar o amor e a devoção a Maria, mãe de Jesus e da humanidade. Segundo as coordenadoras Irmã Helena Gesser e Irmã Maike Loes, «é uma herança carismática dedicarmos o mês de maio a Nossa Senhora Auxiliadora, pois nossos fundadores – Dom Bosco e Madre Mazzarello – viveram uma grande espiritualidade mariana e transmitiram esse amor a Maria com muita propriedade. Dom Bosco costumava dizer: ‘Foi Ela (Maria) quem tudo fez!’. E Madre Mazzarello recomendava: ‘É preciso que plantemos flores bem bonitas em nosso coração, para depois fazer um belo ramalhete e oferecê-lo à querida Mãe, Maria Santíssima’».

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida parabeniza e agradece a todos os participantes pelas expressões de carinho e devoção a Maria, Mãe da Esperança. O reconhecimento se estende especialmente às comunidades educativas pelo empenho e participação, bem como a todos os envolvidos, direta ou indiretamente, neste projeto interâmbitos da BAP. Cada comunidade, com os recursos disponíveis, com muita simplicidade, bom gosto, harmonia e amor à Nossa Senhora contribuiu para estabelecer uma maior sinergia e promover um verdadeiro encontro em nível inspetorial.

A Cantata Mariana 2025 está disponível para acesso no canal da Inspetoria BAP no YouTube. Para assistir ao evento, clique aqui.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

É a Páscoa do Senhor!

O Evangelho de João nos apresenta um espetáculo maravilhoso. Antes do nascer do sol, Maria de Magdala, uma pequena mulher, sofrida pela morte do seu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.