Menu Principal

BLOG

Comunicação CCMAC

Um pouco de história

A atenção à realidade comunicativa esteve presente desde os inícios do Instituto FMA: Dom Bosco, Maria Domingas Mazzarello foram grandes Comunicadores. Das obras e das comunidades fundadas por eles, fizeram verdadeiros sistemas comunicativos, dando essa conotação à pedagogia e à espiritualidade salesiana. O ambito para a Comunicação social foi criado em 1990, durante o XIX Capítulo Geral, num contexto de mudança cultural. Nasceu para responder a algumas perguntas fundamentais:

  • Como enfrentar a cultura atual, nesta nossa sociedade da informação?
  • Como traduzir no hoje as intuições das origens?
  • Como dar um salto de qualidade, em linha com a Igreja e com a história?
  • Como valorizar a relevância da comunicação sobre a nossa identidade de mulheres educadoras de jovens?

A partir do Capítulo Geral XIX (1990), que criou o Âmbito da Comunicação Social, o Instituto começou um processo de reformulação das suas políticas comunicativas, que orientam os seus projetos a partir destes objetivos:

  1. Passar de uma visão instrumental a uma concepção cultural da comunicação.
  2. Assumir a comunicação como ótica e prática educativa transversal da missão na atualização do carisma.
  3. Favorecer uma comunicação institucional baseada na mentalidade de rede para incidir sobre as decisões em favor da vida e daqueles que a sociedade exclui.
  4. Dialogar com o mundo contemporâneo, especialmente com os jovens, para contribuir na criação de uma nova cultura da solidariedade em vista de uma cidadania ativa.
  5. Passar de uma informação unidirecional a uma comunicação recíproca, de qualidade, para que todos tenham voz.
  6. Favorecer a mediação tecnológica através do uso educativo das novas tecnologias

Entre os percursos assumidos no Capítulo Geral XXI foi escolhida a linha da educomunicação como ótica e prática educativa transversal à missão e atualização do Sistema Preventivo.

“Entre as maravilhosas invenções da técnica que, principalmente nos nossos dias, o engenho humano extraiu, com a ajuda de Deus, das coisas criadas, a santa Igreja acolhe e fomenta aquelas que dizem respeito, antes de mais, ao espírito humano e abriram novos caminhos para comunicar facilmente notícias, ideias e ordens.”

(Decr. Inter mirifica, 1)

Fonte: FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

A bela Nossa Senhora de Dom Bosco

No dia 23 de maio de 2022, vigília da Solenidade de Maria Auxiliadora, a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.