Menu Principal

BLOG

Apresentação do logotipo da Jornada Mundial da Juventude de 2023

A Comissão Organizadora Local apresentou o logotipo da próxima JMJ: a autora é uma designer portuguesa de 24 anos

O logotipo da JMJ de Lisboa 2023 inspira-se no tema do encontro, que é: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Seu elemento principal é a Cruz, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade. Na Cruz foi traçado um caminho que lembra Maria, pronta a seguir a vontade de Deus na sua vida, a pôr-se em caminho e a servir a sua parente Isabel. Este elemento sublinha o convite dirigido aos jovens para renovar “a sua força interior, os seus sonhos, entusiasmo, esperança e gratidão” (Christus Vivit, 20).

Ao lado do caminho, dois outros elementos significativos aparecem. Uma ilustração de cor amarela faz alusão ao Espírito Santo; o rosário, remete para a devoção do povo português a Nossa Senhora de Fátima e relembra a experiência de peregrinação, muito difundida em Portugal. Maria é retratada como uma jovem para recordar a figura do Evangelho de Lucas (Lc 1, 39) e exprime o frescor de quem ainda não é mãe, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura tem uma ligeira inclinação para mostrar a prontidão da Virgem Maria a obedecer. As cores do logotipo – verde, vermelho e amarelo – referem-se à bandeira portuguesa.

A autora do logotipo é Beatriz Roque Antunes, uma designer portuguesa de 24 anos que trabalha numa agência de comunicação em Lisboa. “Como afirma o tema da JMJ Lisboa 2023, Maria não se conforma e decide ir visitar a prima. Este é o convite dirigido aos jovens: não parem, construam o mundo e não o deixem nas mãos de outrem”. “Todos precisamos que cada um tome o mundo nas próprias mãos”, afirma Beatriz, que com a sua proposta venceu o concurso para a escolha do logotipo que acompanhará o percurso ruma à Jornada que verá os jovens de todo o mundo reunidos em Lisboa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Doutorado em Comunicação

Ir. Márcia Koffermann, Filha de Maria Auxiliadora da Inspetoria N.S. Aparecida (BAP), no dia 28 de março de 2023, na Universidade de Huelva, conclui o percurso de

Semana da Cidadania na Casa Betânia

Começou nesta segunda-feira (09/04)  a semana de cidadania da Casa Betânia. Ao longo desses dias, todos os educandos estão refletindo temas sobre Direitos Humanos, ECA,

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.