Menu Principal

BLOG

Apresentação do logotipo da Jornada Mundial da Juventude de 2023

A Comissão Organizadora Local apresentou o logotipo da próxima JMJ: a autora é uma designer portuguesa de 24 anos

O logotipo da JMJ de Lisboa 2023 inspira-se no tema do encontro, que é: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Seu elemento principal é a Cruz, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade. Na Cruz foi traçado um caminho que lembra Maria, pronta a seguir a vontade de Deus na sua vida, a pôr-se em caminho e a servir a sua parente Isabel. Este elemento sublinha o convite dirigido aos jovens para renovar “a sua força interior, os seus sonhos, entusiasmo, esperança e gratidão” (Christus Vivit, 20).

Ao lado do caminho, dois outros elementos significativos aparecem. Uma ilustração de cor amarela faz alusão ao Espírito Santo; o rosário, remete para a devoção do povo português a Nossa Senhora de Fátima e relembra a experiência de peregrinação, muito difundida em Portugal. Maria é retratada como uma jovem para recordar a figura do Evangelho de Lucas (Lc 1, 39) e exprime o frescor de quem ainda não é mãe, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura tem uma ligeira inclinação para mostrar a prontidão da Virgem Maria a obedecer. As cores do logotipo – verde, vermelho e amarelo – referem-se à bandeira portuguesa.

A autora do logotipo é Beatriz Roque Antunes, uma designer portuguesa de 24 anos que trabalha numa agência de comunicação em Lisboa. “Como afirma o tema da JMJ Lisboa 2023, Maria não se conforma e decide ir visitar a prima. Este é o convite dirigido aos jovens: não parem, construam o mundo e não o deixem nas mãos de outrem”. “Todos precisamos que cada um tome o mundo nas próprias mãos”, afirma Beatriz, que com a sua proposta venceu o concurso para a escolha do logotipo que acompanhará o percurso ruma à Jornada que verá os jovens de todo o mundo reunidos em Lisboa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.