Menu Principal

BLOG

Agora é RSB-Escolas

A partir de janeiro de 2017, a Rede Salesiana de Escolas adota oficialmente sua nova nomenclatura: Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

Foram 15 anos de caminhada desde que a Rede Salesiana de Escolas foi criada, em 2002, até agora. Uma caminhada cheia de desafios, de realizações, de sucessos, de inovações. O resultado foi tão positivo que inspirou salesianos e salesianas a trabalharem em rede em outros campos, além da educação básica. Como precursora e elemento fundamental na conformação da Rede Salesiana Brasil, que atua também na ação social, na comunicação e no ensino superior, a RSE adota sua nova nomenclatura: Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

Um pouco de história

A Rede Salesiana de Escolas foi iniciada em 2002, com a proposta de formar uma rede de ensino que pudesse unir em um projeto conjunto as mais de cem escolas que, no Brasil, compartilhavam da concepção educativo-pastoral salesiana. As escolas da Rede têm em comum o objetivo de oferecer uma educação integral e formar cidadãos capazes de compreender criticamente a sociedade em que vivem e de agir sobre ela.

Desde o seu início, a Rede envolveu escolas mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) e instituições parceiras, com os mesmos ideais educacionais.

Ao longo de sua história, a Rede investiu em um material didático próprio e no desenvolvimento de uma plataforma digital compatível com as necessidades educacionais de hoje. Tem uma atenção especial para a formação continuada de seus educadores, de maneira que estejam sempre atualizados nos conteúdos e metodologias educacionais.

Ao completar 15 anos, ela é a maior rede católica de ensino das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 80 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em mais de cem instituições de ensino. A integração em Rede garante uma qualidade única em todo o País, mas que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios participantes.

Integrada com a ação social e o ensino superior

A experiência de sucesso da Rede Salesiana de Escolas permitiu que a ideia de trabalho em rede fosse adotada também em outros campos da missão salesiana.

Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora iniciaram um diálogo para trabalhar em conjunto na ação social, um dos principais focos da presença salesiana no Brasil. Atualmente, as mais de cem obras sociais espalhadas por todo o país podem partilhar suas experiências e atuar com maior eficiência por meio da RSB-Social. O ensino superior, outro braço forte para a proposta educativa salesiana, está se organizando em rede. A mesma proposta começou a ser implantada também na área da Comunicação, de maneira a integrar as diversas expressões do carisma salesiano no Brasil.

Para unificar essas iniciativas e outras previstas para os próximos anos, foi formada, em 2012, a Rede Salesiana Brasil (RSB). Ela é coordenada paritariamente pelos Salesianos e pelas FMA, articulando as demais redes, os serviços e as ações salesianas no País.

Ao adotar o nome RSB-Escolas, a educação básica salesiana, onde esse bonito projeto teve início, fortalece as iniciativas de atuação em rede na ação social, na comunicação e no ensino superior. Em contrapartida, amplia o seu leque de possibilidades de ação conjunta, de partilha e de inserção social.

Portal e redes sociais

As mudanças na RSB-Escolas vão além do nome. A partir de fevereiro, estará no ar um novo portal da Rede Salesiana Brasil, articulando as diversas redes e os serviços salesianos no País. A Rede Salesiana Brasil de Escolas faz parte desse projeto e terá um ambiente próprio dentro do portal, com todas as informações sobre as unidades de educação básica, os projetos realizados nas escolas, os subsídios e as notícias sobre a área de educação. O endereço do portal é: www.rsb.org.br

Os conteúdos do portal – incluindo os referentes à RSB-Escolas – serão divulgados, semanalmente, via newsletter, e também por meio das diversas redes sociais da RSB:

 

Facebook

https://www.facebook.com/redesalesiana

Twitter 

www.twitter.com/redesalesiana

Instagram

https://www.instagram.com/redesalesianabrasil/

 

Fonte: Imprensa RSB

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.