Menu Principal

Ação Social

Rede Salesiana Brasil Ação Social

Quem somos

A Rede Salesiana de Ação Social (RESAS) representa a essência do carisma Salesiano, com a missão de trabalhar para formação dos jovens que se encontram em situação de risco pessoal e/ou social, com foco na educação profissional, esportiva, social e cristã. “Formar bons cristãos e honestos cidadãos.”

Missão, visão e valores

Missão da Rede
Promover o desenvolvimento integral das novas gerações e a superação das diferentes formas de pobreza e exclusão social, tendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referências para apoiar jovens nas suas opções fundamentais de vida, que constroem uma sociedade em pastoral.

Visão da Rede
Assegurar uma sociedade que, vivendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referências, acolhe a condição juvenil e investe nela suas melhores energias para promover paz, liberdade, solidariedade, justiça social e encontro com Deus, como parte da vida de todas as pessoas e condição fundamental para o desenvolvimento humano com cidadania.

Valores da ação social salesiana em rede no Brasil

  • Espiritualidade, enquanto uma das dimensões naturais do desenvolvimento integral da pessoa humana, caminho de encontro dela consigo, com o outro, com o mundo e com Deus.
  • Respeito aos direitos humanos enquanto garantias fundamentais de todas as pessoas.
  • Ética, enquanto compromisso com os valores cristãos, com a transparência de atitudes e com a responsabilidade na construção da autonomia e do protagonismo do sujeito de direitos, para superação das diferentes formas de pobreza.
  • Solidariedade, enquanto ação pautada na fraternidade, na reciprocidade, na gratuidade e no compromisso com as urgências da realidade dos territórios.
  • Preventividade, enquanto comportamento proativo e duradouro para responder com efetividade aos complexos desafios de desenvolvimento integral da juventude.
  • Sistema Preventivo Salesiano, enquanto legado de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, modelo de educação acolhedora centrada na pessoa humana e na promoção da vida pela razão, pela fé e pela amabilidade.
  • Trabalho em rede, enquanto jeito de pensar, de ser e de fazer valorizando o papel de todas as pessoas da organização como sujeitos fundamentais para o trabalho por ela desenvolvido, com uma ação multidisciplinar que melhore a qualidade e a efetividade da ação, expanda a perspectiva de alcance e dê maior visibilidade à missão salesiana.
  • Competência e fidelidade, traduzidas na audácia e no empenho à qualidade da formação de religiosos, religiosas, leigos e leigas, para responder significativamente à missão evangelizadora da ação social salesiana em rede com profissionalismo, competência, criatividade e visão empreendedora.
  • Família, como base da sociedade e primeira escola de virtudes cristãs.
  • Protagonismo das crianças, dos adolescentes e dos jovens (meninos e meninas) enquanto sujeitos de direito, energia de transformação social positiva e sustentável de sua vida e da sua comunidade.

Conheça nosso site: www.salesianasacaosocial.org.br

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.