Menu Principal

BLOG

Ação missionária da Igreja Eslovena

No mês de fevereiro de 2020 veio ao Brasil, em visita, o Diretor do Centro Missionário Esloveno (MISSIO Slovenija – http://www.missio.si/), Matjaž Križnar. O Escritório do Missio faz parte da Conferência dos Bispos Eslovenos e o Padre Matjaž, com a sua equipe, é o responsável pela animação missionária no pais. Foi a primeira vez que visitou os missionários eslovenos no território brasileiro e veio conhecer as obras onde o Missio vai colaborar com os seus recursos. Padre Matjaž é um sacerdote diocesano, ligado ao Movimento dos Focolares e há 3 anos anima a ação missionaria na Eslovênia.
Em sua visita passou por Corumbá, mais precisamente, na Obra Cidade de Dom Bosco, onde atualmente, trabalha a missionária leiga Alenka Oblak, contribuindo na formação dos educadores sociais. Aí, há mais de 18 anos, padrinhos colaboram economicamente com as crianças, desde os tempos em que lá trabalhava Ernest Saksida, um salesiano esloveno.

Mais de uma semana do seu tempo foi dedicado às nossas Irmãs da Inspetoria Santa Terezinha, onde há 30 anos vive a sua vocação “ad gentes” Ir. Agata Kocper, atual ecônoma Inspetorial. Padre Matjaž, acompanhado pela Alenka Oblak, como tradutora, pode conhecer algumas comunidades ribeirinhas e nossa casa da formação inicial. Ficou encantado ao conhecer um pouco os lugares sobre quais a Igreja viveu o seu último Sínodo.
A conclusão da sua visita ao Brasil foi dedicada ao Estado de São Paulo. Como missionária, após quase seis anos no Brasil, fiquei comovida ao experimentar como o meu povo de origem, através das mediações, cuida da gente. Primeiramente visitamos o Santuário Nacional de Aparecida e fomos acolhidos na Comunidade do Carmo. Logo no dia seguinte a estrada nos levou até Araras onde a OSAF preparou acolhida no período diurno e noturno. A Obra será, neste ano, beneficiada com os equipamentos em valor de 20.000 euros e os recursos serão implantados no Curso Noturno. A doação foi feita por meio do projeto “Campanha dos Três Reis” que envolve a Infância e Adolescência Missionária (IAM) Eslovena.

O penúltimo dia foi reservado para a Comunidade de Itapevi. Após a acolhida e almoço na Casa Santa Teresinha fomos entregar o novo carro Chevrolet S10, para a Comunidade da Cruz Grande. O carro tem todas as caraterísticas para poder acessar os lugares mais difíceis e suprir as necessidades da comunidade em missão. A doação foi feita por meio do outro projeto: “Campanha MIVA”. Os devotos de São Cristóvão, fazem no dia da festa, uma doação espontânea e pedem sua bênção pelas próprias viagens.

Encantados pela acolhida muito alegre e salesiana, fomos recebidos ao som de samba, as crianças pintaram lindos cartazes e teve até uma fala comovente de uma aluna que perguntou se, o carro de verdade, iria permanecer em Itapevi.

No início de março também a Associação dos Escoteiros Católicos Eslovenos – ZSKSS enviou uma doação em valor de 5.200 euros para a reforma da cozinha da OSAF. Os jovens escoteiros, no tempo de Advento, fizeram a tradicional campanha “Luz De Belém”. Um terço dos donativos recebidos queriam enviar para ex-escoteira Ir. Metka, em homenagem aos 30 anos do reinício das atividades dos escoteiros eslovenos após serem suprimidas no tempo de ditatura comunista.
A Igreja Eslovena tem uma rica história apostólica no decorrer dos tempos com mais de 6.000 missionários. Atualmente somos 70 missionários de diversas congregações, leigos e consagrados fazendo a missão pelo mundo. Entre eles somos sete Filhas de Maria Auxiliadora trabalhando nas Ilhas de Salomão, Moçambique, Jordânia, Madagascar e Brasil. A palavra que fica é: obrigada, Senhor pelo povo que ama sua Igreja.

Por Ir. Metka Kastelic

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.