Menu Principal

BLOG

3º Acampamento de Voluntariado VIDES

Nos dias 06 e 08 do mês de março de 2020 foi realizado, na sede da OSAF, em Araras-SP, o 3º Acampamento de Voluntariado VIDES, iluminado pelo tema “Meu Futuro, Nosso Planeta”. Estiveram presentes jovens das casas salesianas de São Paulo, Santo André e Araras, dedicados a vivenciar uma experiência de partilha e envolvimento na ação voluntária.

Foram dias intensos que não serão esquecidos. Começamos nossas atividades na noite de sexta-feira, dia 06, com uma apresentação musical e a realização de dinâmicas destinadas ao acolhimento da juventude. Tais atividades visavam não somente a apresentação e interação entre os participantes, mas a provocação em relação ao cuidado com a Casa Comum, com o futuro do nosso planeta. Terminamos este primeiro dia, com a certeza de que somos responsáveis diretos pela preservação de nosso ambiente e de que a ação voluntária é fundamental para transformar o mundo ao nosso redor.

Nosso segundo dia, começou cedo com uma sensibilização sobre a Campanha da Fraternidade, a partir da figura do Bom Samaritano. Percebemos que não olhamos com atenção para  nossos semelhantes e o que, muitas vezes, somos cegos diante de suas necessidades. Renovados pelo espírito do Bom Samaritano, partimos, em grupos, para a ação voluntária. No Oratório Salesiano foi feita a pintura dos brinquedos do parquinho, a preparação da terra e plantio de mudas na horta, a visita aos idosos da comunidade e às atividades de artesanato. O “bom dia” contou com a presença de todos e celebrou o Dia Internacional da Mulher com a reflexão das conquistas em prol da igualdade entre os gêneros. No final do dia, reunidos em grupos de trabalhos, os jovens elaboraram apresentações a partir do tema da Campanha da Fraternidade, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Nos emocionamos e nos alegramos ao redor da fogueira, concluindo a noite felizes e ao mesmo tempo tristes por se aproximar o final do acampamento.

No domingo, dia 08, os jovens celebraram as ações voluntárias do acampamento na Celebração Eucarística junto à comunidade de Santo Antônio. A Igreja estava lotada e pudemos agradecer toda à hospitalidade a nós oferecida, além de apresentar os objetivos do Acampamento VIDES. O momento da despedida estava próximo, mas ainda restava energia. A avaliação do encontro foi realizada e vídeos acerca da experiência foram produzidos pelos jovens. Após o almoço, nos despedimos com a certeza do dever cumprido e com o desejo de multiplicar as ações voluntárias em nossas casas. Olhando para os jovens que choravam e se abraçavam, era possível ver o brilho no olhar pela experiência vivida. A percepção deles em relação ao outro nunca mais será a mesma.

 

Texto: Alan Nardi 

Fotos: Marcos Rogerio da Silva

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.