Menu Principal

BLOG

08 de Março Dia Internacional da Mulher

Todo 8 de março se celebra mundialmente o Dia Internacional da Mulher. Neste ano o tema é “O tempo é agora: Ativistas rurais e urbanos que transformam a vida das mulheres”. A celebração deste ano segue um movimento mundial sem precedentes pela promoção dos direitos das mulheres, a igualdade e a justiça.

Em nível mundial se viu um movimento forte de consciência e de sensibilização, de busca de justiça para reivindicar os próprios direitos, no que se refere a situações de violência sexual ou não, de disparidade nas oportunidades sociais, de trabalho, políticas, etc.

O Dia Internacional da Mulher comemora o progresso econômico, político e cultural alcançado em todo o mundo. O reconhecimento é baseado em um princípio universal que ignora as divisões, sejam elas étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

É inspirado nas atividades dos movimentos operários no início do século XX, na América do Norte e na Europa. O Primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado pelos Estados Unidos em 28 de fevereiro de 1909. O Partido Socialista americano escolheu, mais tarde, este dia em homenagem à greve dos trabalhadores do setor de tecelagem, durante o qual as mulheres haviam protestado pelas condições de trabalho da época. As Nações Unidas, cuja Carta representa o Primeiro Estatuto Internacional, que em 1945 afirmou o princípio de igualdade de gênero, designou (desde 1975) o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

As Nações Unidas desenvolveram estratégias, objetivos e projetos internacionais para melhorar o status das mulheres no mundo, criando um patrimônio precioso. Exemplos de tais metas são a Declaração de Pequim, a Plataforma de Ação e a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra a Mulher (CEDAW).

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas fundou UN Women, o órgão da ONU que visa a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. O nascimento de UN Women representa um passo histórico para alcançar os objetivos da ONU em relação à igualdade de gênero e à afirmação das mulheres na sociedade. (cf ONUITALIA.IT)

É uma oportunidade para juntos pensar em como acelerar a Agenda 2030, para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o objetivo nº 5 “alcançar a igualdade de gênero e potencializar todas as mulheres e as jovens” e nº 4 “garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos e promover a aprendizagem permanente”.

A Agenda 2030 prevê as seguintes metas:

  • Garantir até 2030, a cada menina e rapaz, liberdade, equidade e qualidade na conclusão do ensino primário e secundário, que leve a resultados de aprendizagem adequados e concretos;
  • Assegurar, até 2030, que cada menina e menino tenham um desenvolvimento infantil de qualidade e acesso a cuidados e educação pré-escolar, para estarem prontos para a escola primária;
  • Acabar, em todos os lugares, com todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas;
  • Eliminar todas as formas de violência contra mulheres e meninas, tanto na esfera privada como na esfera pública, incluindo o tráfico de mulheres e a exploração sexual e de qualquer outro tipo.
  • Eliminar quaisquer práticas abusivas, como o casamento organizado, o fenômeno das noivas infantis e mutiliação genital feminina (http://www.un.org/en/events/womensday/).

 

Fonte: www.cgfmanet.org

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Obrigada, Madre Chiara!

 No dia 26 de abril de 2023, em Bogotá, Colômbia, celebra-se a Festa da Gratidão Mundial, animada pelas quatro Inspetorias Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá (CBC), Nossa

Deus Educador – Comunidades Educadoras

A educação pode ser tema considerado em diferentes áreas do conhecimento. Desde a pedagogia até os mais complexos sistemas científicos e epistemológicos. Queremos neste texto,

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.