Menu Principal

Pastoral Juvenil

Pastoral Juvenil

Para concretizar e realizar a missão educativa segundo o estilo salesiano, o Âmbito anima a pastoral juvenil do Instituto em todas as suas expressões, em diálogo com as exigências de fidelidade ao carisma e à realidade juvenil em contínua mudança, com necessidades e questões sempre novas.
Oferece orientações para que, em cada comunidade, as religiosas, os leigos, os jovens animadores e animadoras, no espírito do sistema preventivo, promovam a formação integral de crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens carentes e favoreçam a sua integração na sociedade e na Igreja. (site do Instituto)

“A interpretação da realidade à luz do evangelho e do carisma, e o agir mediante processos orientam a identificar estratégias adequadas que permitam flexibilidade e discernimento ao enfrentar a incerteza da realidade atual.

Através das ESTRATÉGIAS entende-se coordenar os diversos fatores em jogo nas ações educativas, utilizando da melhor forma os recursos presentes no contexto e em cada realidade para atingir, da melhor maneira possível, os fins desejados.

As estratégias são particularmente necessárias hoje, porque a sociedade na qual vivemos é complexa e articulada; por isso é importante ter visões amplas, profundas, capazes de harmonizar e ter presente o macro e o micro numa relação de intercâmbio.

De fato, as estratégias privilegiam um processo sempre em devir; levam a fazer escolhas pensadas e credíveis; são orientadas para o alcance de um objetivo”. (Lome 103)

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.