Menu Principal

Nossa História

Histórico da Inspetoria

Quem Somos

Nós, FMA, somos na Igreja MULHERES CONSAGRADAS. Vivemos em comunidades e manifestamos a mística de um amor radical por Cristo. Nossa missão apostólica é o SERVIÇO EDUCATIVO ÀS JUVENTUDES, no estilo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello.

Histórico da Inspetoria

Em agosto de 2013, as nove Inspetoras do Brasil:

  • Inspetoria Santa Catarina de Sena – 1908
  • Inspetoria Imaculada Auxiliadora – Campo Grande – 1941
  • Inspetoria Maria Auxiliadora – Recife – 1941
  • Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte – 1948
  • Inspetoria Laura Vicuña – Manaus – 1961 – desmembramento da Inspetoria de Recife
  • Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – Porto Alegre – 1967
  • Inspetoria Nossa Senhora da Penha – Rio de Janeiro – 1984 – desmembramento da Inspetoria de Belo Horizonte
  • Inspetoria Nossa Senhora da Paz – Cuiabá – 1993 – desmembramento da Inspetoria de Campo Grande
  • Inspetoria Santa Teresinha – Manaus – 2005 – desmembramento da Inspetoria Laura Vicuña de Manaus,

durante um encontro no Rio de Janeiro, receberam da Madre Geral, Madre Yvonne Reungoat e de seu Conselho, a convocação para pensarem em uma Nova Configuração para ressignificar o Carisma e qualificar a presença e missão das FMA, no Brasil.

              Em resposta a essa solicitação, iniciou-se o processo da Nova Configuração das Inspetorias do Brasil, com a participação de todas as Filhas de Maria Auxiliadora das nove Inspetorias. Todas foram estimuladas a ter a coragem para ser sujeito da mudança e para que, com ousadia, enfrentar os desafios da Vida Religiosa Consagrada na atualidade.

Nos últimos três anos, 2018 a 2020, as nove Inspetorias foram se organizando internamente para que, no início de 2021, fossem oficialmente instituídas as quatro novas Inspetorias com novas sedes, novos nomes, novas personalidades jurídicas e novos governos.,

              E assim nasceu a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, nome escolhido pelos três Conselhos Inspetoriais: Campo Grande, Porto Alegre e São Paulo, em uma reunião, em Porto Alegre, em dezembro 2018.        

A Instituição Canônica da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, com sede no Colégio de Santa Inês, São Paulo, ocorreu no dia 02 de fevereiro 2021, festa da Apresentação do Senhor e dia da Vida Consagrada.

Fundadores

São João Bosco

Dom Bosco – Santo Educador

São João Bosco, o Santo dos tempos modernos, tematizou em sua vida o amor a Jesus Cristo para com os menores e jovens empobrecidos. Ele tinha consciência de sua presença eclesial junto a eles.

Quando jovem dizia: “Se eu fosse padre agiria de outro jeito. Gostaria de aproximar-me dos meninos, para dizer-lhes uma boa palavra, dar-lhes bons conselhos. Como seria feliz se pudesse falar um pouco com meu vigário” (MO, 35).

O século XIX viu despontar no horizonte do cotidiano, este grande homem, este grande Santo – Educador.

Foi no norte da Itália, no Piemonte – Becchi, que nasceu, no dia 16 de agosto de 1815, o menino Joãozinho Bosco. Filho de pais camponeses, família profundamente cristã, que tirava da terra o sustento para os seus. Órfão de pai aos dois anos, Joãozinho muito cedo aprende o caminho da maturidade pela superação das dificuldades, tristezas, desafios e renúncias que são os ingredientes na vida de todo ser humano.

Ainda em tenra idade foi privilegiado pela forte presença do Deus-Amor que o convoca para uma missão única, específica e razão primordial de toda sua vida: “a Salvação dos Jovens”. Dotado de rica personalidade, soube desenvolver seus dons na fidelidade ao chamado sacerdotal.

Ao longo de seus fecundos 73 anos, 47, de vida sacerdotal salesiana, viveu integralmente para os jovens.  Fez da vida dom para os menos favorecidos e abandonados pela sociedade.

Seu coração paternal vibrava motivado pela paixão educativa, na incansável luta para reconduzir o jovem ao rebanho de Cristo.

Dom Bosco fez-se para todos PASTOR cuidadoso! Com sabedoria, paciência e muita “amorevolezza” empregou todo o seu ser como o “Oleiro”, para refazer o “vaso”, muitas vezes arruinado por uma sociedade marcada pelo egoísmo, ganância e injustiças.

Dom Bosco, universalmente reconhecido como Pai e Mestre da juventude, Educador, segundo o coração de Deus, seja para todos nós hoje, testemunho e acenda em nossos corações a “Paixão pelo Reino”.

Santa Maria Mazzarello

Madre Mazzarello –  Mulher – Igreja

Maria Mazzarello ofereceu às jovens a possibilidade de elaborar a um projeto de vida cristã e a ele responder com fidelidade.

A experiência de Deus traduzia-se em sua atitude simples e sábia diante da realidade de Deus e do homem, dos valores da vida cultivados dentro de uma família profundamente cristã.

Maria Mazzarello, ao longo de seus breves 44 anos, colhe e acolhe, assimila e propõe a verdade de Deus apreendida no cotidiano.

Desde criança ela se faz receptiva, atenta, empreendedora e criativa diante da realidade. Em tudo deixa a marca de uma visão cristã comprometida com seu tempo, sabedoria que se revelou nas diversas situações de uma vida assumida passo a passo com simplicidade e naturalidade.

Natural da Itália, na pequena cidade de Mornese, sua vida vai ganhando a maturidade e a consistência, tão próprias daquelas pessoas que possuem grandeza de coração e abertura ao “Espírito que vivifica e renova todas as coisas”.

Assim foi progredindo na existência a menina “Maín”, para os mais próximos. Dotada de uma natureza firme e decidida, gostava dos divertimentos sadios, dos longos passeios, da música, do canto e do teatro. Intuiu logo, o alcance e o seu valor educativo dentro do seu tempo e contexto social; sem medo de críticas e oposições, transformou-os em meios de evangelização e caminho de santificação para si e para as jovens que educava.

Aberta, comprometida e profundamente convicta da Igreja, sacramento do Pai, colocou-se como discípula sua e soube saborear os valores da eclesiologia, traduzidos em vida.

Seu itinerário espiritual é simples e puro como o ouro! Na transparência dos seus atos se manifestam-se a fidelidade e amor ao Deus da vida, princípio primeiro e único de sua existência.

Nela há um toque feminino de rara sabedoria educativa que, se manifesta pelas qualidades de educadora consolidada na fé e na paixão pelo Reino. A intuição das situações e das pessoas a sensibilidade, afabilidade, capacidade de comunicação, equilíbrio, coerência e firmeza, descrição e audácia no bem, quebram os estereótipos da mulher do século XX. Pelo contrário, ela se encaixa no número daquelas mulheres de espírito autenticamente eclesial que assumem o pioneirismo do testemunho da vida cristã, no seguimento radical de Jesus Cristo.

Alimentada pela fé, pela audácia e, sobretudo pela fiel adesão ao projeto de um caminho de santidade segundo o coração de Deus, Maria Mazzarello, a primeira Filha de Maria Auxiliadora, deixou-se modelar pelas sábias mãos do oleiro Divino. Também nós somos chamadas a ser para as jovens e os jovens de hoje, “sinais e expressão do Amor proveniente de Deus”.

Nosso Carisma

Nós, Filhas de Maria Auxiliadora, comprometendo-nos com a paixão apostólica, vivemos, trabalhamos e rezamos juntas para realizar melhor a nossa consagração a Deus e aos jovens, no serviço de sermos educadoras. A nossa vida é um projeto de espiritualidade comum e compartilhado que tem seus alicerces na Eucaristia, na Devoção Mariana, na Palavra de Deus, no amor a Igreja, assumindo viver a Santidade Salesiana com os jovens na existência do cotidiano.

AS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA são o Monumento da gratidão de Dom Bosco a Nossa Senhora. Dom Bosco escreveu: “As Filhas de Maria Auxiliadora têm por finalidade colaborar na salvação do próximo, especialmente na educação cristã da juventude”.

Nós, FMA, somos na Igreja MULHERES CONSAGRADAS que, vivendo em comunidade e estando no meio do povo, manifestamos a mística de um amor radical por Cristo. Na simplicidade e na alegria, vivemos o SERVIÇO EDUCATIVO AOS JOVENS. Cultivamos uma DEDICAÇÃO MISSIONÁRIA que abre a vida cotidiana a amplos horizontes apostólicos. Inseridas na Igreja local, EXERCEMOS UMA CIDADANIA ATIVA no território e na cultura de hoje.

“Nós FMA, acreditamos que hoje a nossa paixão missionária se exprime na escolha consciente da educação como via de cidadania evangélica. “A nossa evangelização é credível na medida em que radicada na dimensão social de nossa ação e de nossa presença. A defesa e a tutela dos direitos humanos e dos bens comuns requerem uma forte relação entre a nossa ação cotidiana, o testemunho e a educação, mas, também grande capacidade de comunicação. A Doutrina Social que a Igreja nos oferece  é parte qualificante da nossa ação evangelizadora e do nosso agir cotidiano.” (Atos do CG XXIII)

Com a ótica da Preventividade; Com o amor preferencial de Dom Bosco e de Madre Mazzarello dedicamo-nos às jovens e aos jovens mais pobres, ou seja, àquelas e aqueles que, por diversas razões, têm menos possibilidade de vencer na vida, e, como os Atos do CGXXIII afirmam: “Assim nos aproximaremos com amor das pobrezas, especialmente as juvenis, porque os pobres são a face de Cristo, e encontrá-los permite-nos abrir os olhos, experimentar a misericórdia e doá-la aos outros. O maior serviço que podemos oferecer é a educação porque acompanha o ser humano rumo à sua plenitude. A ação educativa se faz mais incisiva trabalhando em rede, especialmente com outros grupos da Família Salesiana, mas também”

O nosso estilo educativo: Uma chave importante, que traduz e explica a tradição educativa do Instituto, é a vida de Maria Domingas Mazzarello. Embora não haja escritos dela referentes à educação, pode-se reconhecer oficialmente um seu “ministério educativo”, por meio daquilo que ela mesma viveu. Um dos critérios educativos de grande importância para ela foi a prioridade da pessoa: por meio de sua adesão pessoal ao projeto de Deus, queria levar todas as jovens ao encontro único com Jesus. A mensagem educativa de Maria Domingas Mazzarello caracteriza-se pela educação ao trabalho e à laboriosidade. A obra educativa é como a doação de sua vida, doação de si no amor, com alegria serena e contagiante que se tornava pedagogia da alegria e com grande apertura à colaboração.

Missão

NOSSA MISSÃO:

A missão da Inspetoria Santa Catarina de Sena, como Organização Religiosa, inspirada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello é formar as Filhas de Maria Auxiliadora no seguimento a Cristo a serviço das crianças, jovens e adolescentes visando educar e evangelizar segundo o Sistema Preventivo.

VISÃO:

Ser referência de mulheres consagradas educadoras salesianas na Igreja e na sociedade.

VALORES:

Mulheres consagradas ao Reino de Deus e a educação de jovens; Religiosas com paixão pela Vida e pelo Senhor da Vida; Vivem o espírito de Dom Bosco e de Madre Mazzarello; Missionárias de alegria e de esperança; Estão no mundo como profecia de fraternidade, vivendo em comunidade; Anunciam o Deus da Misericórdia no estilo do Bom Pastor; São Filhas de Maria Auxiliadora – Salesianas de Dom Bosco.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.