Menu Principal

BLOG

IV Encontro da Escola Salesiana América

Terminou na sexta-feira, 12 de maio, o encontro da Escola Salesiana América (ESA IV), realizado na cidade de Medelín, na Colômbia. O último dia do encontro teve início com a Eucaristia presidida por padre Fábio Attard, SDB, conselheiro geral para a Pastoral Juvenil. Sua homilia tratou sobre como viver a vida verdadeira: Jesus. Padre Attard fez um paralelo entre as três palavras que nos oferece São Paulo, as quais podemos tomar como linhas de um discipulado salesiano: amor, conhecimento e discernimento; e ao fixar-se nestas três palavras, vê-se também a base do Sistema Preventivo: bondade, religião e razão.

Em seguida, realizou-se a sessão final dos minicursos, o espaço elaborado para oferecer aos participantes uma “especialização” em um dos temas pontuais que impactam os processos educativos da escola atualmente. Terminando a manhã, cada inspetoria se reuniu para definir quatro âmbitos e linhas de ação para avançar no tema educativo, com base nas quais os referentes de Educação estabelecerão as orientações para o próximo triênio.

No período da tarde, os educadores trabalharam por regiões com seus referentes, para construir ações conjuntas. Em seguida, essas ações foram apresentadas à assembleia, como conclusões.

A cerimônia de encerramento começou com expressões de agradecimento, especialmente a toda a equipe de trabalho, incluindo a comissão central e todo o pessoal da Inspetoria São Luís Beltrán de Medellín, anfitriã do ESA IV. Também se agradeceu ao padre Miguel Ángel García Morcuende, que acompanhou a Escola Salesiana América no último período e termina seu trabalho para retornar a sua inspetoria de origem, em Madrid, Espanha. No ato foi informado à assembleia da ESA IV os referentes que acompanharão a escola salesiana no continente: padre René Santos, pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB), e irmã Ivone Goulart, pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Para finalizar, a Companhia Folclórica “Tierra Antioqueña”, da cidade de Copacabana, apresentou-se com cerca de 20 artistas (entre músicos e bailarinos) no espetáculo “Com sabor de Colômbia”, que faz o resgate de todas as danças representativas das regiões do país. A noite foi encerrada com um tour turístico pela cidade de Medelín para mostrar aos participantes de outros países os locais representativos da “Cidade da Eterna Primavera”.

 

Fonte: RSB

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.