Menu Principal

BLOG

Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil dão início ao Seminário Interâmbitos “Por uma animação generativa”

O encontro, que se estenderá até o dia 6 de março, conta com a presença de Madre Chiara Cazzuola, Superiora geral das FMA, Irmã María del Rosario García Ribas, Vigária geral e mais seis Conselheiras gerais, vindas de Roma especialmente para este encontro em terras brasileiras.
O Seminário Interâmbitos é uma proposta nascida no XXIV Capítulo Geral (2021), cuja finalidade é acompanhar as Inspetoras, os Conselhos inspetoriais e as FMA referentes dos âmbitos no serviço de animação e governo generativo, na ótica do Sistema Preventivo. De fato, participam do Seminário da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) todas as Inspetoras, os Conselhos inspetoriais e também as coordenadoras dos Âmbitos da Formação, Administração, Comunicação, Missão ad gentes, Família Salesiana e Pastoral juvenil.
Este já é o terceiro Seminário em nível de Instituto FMA. Anteriormente, seguindo a mesma metodologia e objetivos, foram realizados os Seminários em Lusaka (Zâmbia), no mês de agosto de 2023, para a África e Madagascar e, em setembro de 2023, em Frascati (Roma), para a Europa e Oriente Médio.
Outros seis Seminários estão programados para as demais Conferências Interinspetoriais e serão totalmente finalizados no próximo mês de setembro.

Na manhã deste 2 de março, o grupo iniciou as atividades dedicando-se à Lectio Divina, conduzida de forma virtual por Irmã Maria Ko, biblista e Docente da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium (Roma), que abordou o tema “Uma comunidade eclesial generativa”, baseada no texto dos Atos (1,8) “Recebereis uma força, a do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas … até os confins da terra”.

Em seguida, Madre Chiara ofereceu uma reflexão sobre “O serviço de autoridade hoje: oportunidade e desafio para a Vida Consagrada. A tríplice missão de servir, animar, governar”. Tema também desenvolvido, sob outra ótica e de forma virtual, por P. Pascual Chávez Villanueva, SDB, Reitor-Mor emérito da Congregação Salesiana.
As participantes puderam também dedicar um tempo de silêncio e escuta para o aprofundamento das reflexões e assim preparar-se para os trabalhos da tarde, realizados em forma de laboratórios nos quais foi privilegiada a partilha de vida e de experiências em relação ao núcleo do dia, ou seja, a palavra “autoridade”.
Na conclusão do dia, a Celebração Eucarística reuniu o grupo em torno do altar, para reforçar a dimensão da fé e da escuta da Palavra de Deus, tão importantes no serviço de animação e autoridade.

Fonte: Assessoria de comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e Inspetoria Madre Mazzarello

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.